Parceiros Rits

Tecnologia de reconhecimento facial: entenda sua importância em 2021

Postado por: em 09/06/2021

Do comércio eletrônico ao trabalho home-office, os impactos da transformação digital já atingem diversos setores da nossa sociedade. Ela traz para dentro dos domicílios um leque cada vez maior de produtos e serviços. Entre as diversas tecnologias que estão viabilizando essa transformação, o reconhecimento facial é um dos destaques. 

Através da biometria facial, pessoas podem abrir contas bancárias ou solicitar concessão de crédito utilizando apenas o celular. Fintechs e varejistas podem realizar a identificação dos seus clientes em questão de segundos. Garantindo ao mesmo tempo a prevenção de fraudes e um processo de análise de clientes com o mínimo de fricção.

Então, quer entender melhor o que tudo isso significa? Neste artigo, você vai descobrir como a tecnologia de reconhecimento facial é utilizada na prática para facilitar a vida de empresas e clientes. Confira!

Como a tecnologia de reconhecimento facial é utilizada?

 

Verificação de identidade

 

Uma das principais funções da tecnologia de reconhecimento facial é a verificação de identidade, oferecendo diversas vantagens em relação a outros métodos arcaicos, como as assinaturas à punho, que estão mais sujeitas à fraude. 

Segundo o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA, a biometria facial já atingiu uma precisão superior a 99,8%.

Isso ocorre porque o rosto de cada pessoa é único. Com o auxílio de algoritmos, a tecnologia de reconhecimento facial é capaz de identificar mais de 80 pontos nodais em um rosto, desde a largura do nariz até a profundidade dos olhos e o formato das maçãs da face, garantindo uma exatidão sem precedentes na hora de verificar uma identidade.

Tudo isso é feito também em um curtíssimo espaço de tempo, permitindo que a tecnologia seja utilizada em diversos contextos que exigem agilidade, seja na abertura de contas em fintechs ou no controle de acesso a áreas restritas.

 

Produtividade e automatização de processos

 

No caso de grandes empresas, realizar manualmente a autenticação de identidade de dezenas de clientes por minuto poderia ser uma enorme dor-de-cabeça. É o caso de um e-commerce, um banco ou uma operadora de cartão de crédito, por exemplo.

Além de ser um processo sujeito a diversas falhas e erros humanos, aumentando a vulnerabilidade à fraudes, o custo financeiro de um sistema de autenticação manual poderia ser exorbitante. Afinal, seria necessário uma equipe enorme para realizar os processos em tempo hábil. 

Do contrário, os clientes poderiam ter que esperar um bom tempo até acessarem os serviços da organização, gerando frustração e uma má impressão sobre a qualidade do seu produto.

Assim, ao permitir a automatização de processos, a tecnologia de reconhecimento facial funciona como uma alavanca para sua produtividade — e ainda reduz dramaticamente os custos fixos das suas operações.

 

Prevenção de fraude

 

Se por um lado a internet facilita as nossas vidas, por outro ela também viabilizou o cibercrime, uma prática cada vez mais comum no Brasil. Segundo levantamento do Serasa, entre 2019 e 2020 houve um aumento de 308% na incidência de phishing no país, um tipo de fraude em que criminosos almejam roubar senhas e dados bancários das vítimas.

Dessa forma, a prevenção de fraude é uma prática cada vez mais essencial para empresas e consumidores. Isso porque um maior indício de fraudes com cartão de crédito, por exemplo, encarece toda a estrutura de operações das empresas financeiras, resultando em um maior custo do crédito (juros) para o cliente final.

A biometria facial pode prevenir a fraude de diversas maneiras. Uma delas é a autenticação de login via face, que garante para a empresa que aquela pessoa é, de fato, o seu cliente e permitindo que o usuário acesse sua conta em questão de segundos.

Outra forma que a tecnologia de reconhecimento facial atua na prevenção do cibercrime é em transações financeiras de alto valor, que podem configurar um sinal mais forte de alguma atividade criminosa. Nesse caso, pode ser exigido que o usuário confirme sua identidade através da câmera e, caso não seja autenticado, é possível notificar o dono da conta desse acesso indevido e, se necessário, até mesmo às autoridades.

 

Melhor experiência para os clientes

 

Seja para verificar a prova de vida no caso de uma seguradora ou plano de saúde, auxiliar na concessão de crédito ou para autenticar transferências bancárias, a tecnologia de reconhecimento facial habilita uma melhor experiência para os clientes. Com a biometria facial, se tornou possível fazer tudo isso e muito mais utilizando apenas a câmera do seu computador ou celular.

Na pandemia, esse conforto se tornou ainda mais importante, devido à necessidade de manter distanciamento social e evitar aglomeração de pessoas para reduzir a disseminação do vírus.

Afinal, antigamente era obrigatório que as pessoas se dirigissem fisicamente aos estabelecimentos para fazer coisas simples, como abrir uma conta bancária. Aliás, isso já seria um uso pouco produtivo do tempo dos consumidores mesmo em períodos de normalidade, podendo inclusive causar frustrações e prejudicar a experiência do cliente.

 

Utilizar a tecnologia de reconhecimento facial é mais simples do que parece

 

Ao longo desse artigo, você pôde entender um pouco mais sobre a tecnologia de reconhecimento facial e como ela é utilizada para facilitar a vida de empresas e seus clientes.

E o melhor de tudo? Você e sua empresa já podem tomar proveito hoje de todos os benefícios da biometria facial.

O unico | check é a solução mais completa para autenticação de identidade disponível no mercado, contando com a maior base de biometria facial do Brasil e atuando em diversos setores, como e-commerce, varejo, bancos e financeiras.

Além de reduzir fraudes de identidade, o unico | check agiliza o processo de onboarding de clientes e autentica transações online — tudo isso com a agilidade e facilidade que os consumidores de hoje demandam.

Entre em contato com um especialista da unico | check e veja como a tecnologia de reconhecimento facial pode ser aplicada em seu negócio hoje!

Este artigo foi produzido pela equipe do unico | check.