Gestão

Qual papel do gestor de TI na gestão de inovação das empresas?

Postado por: em 10/01/2020

Gestor de TI, ficou em primeiro lugar entre as profissões de destaque para 2019. 

 

Começamos esse artigo chamando sua atenção para esse cargo, porque ele exerce papel fundamental no departamento de tecnologia de uma empresa. Essa importância pode ser refletida em números! 

 

As consultorias Robert Half, Talenses, Page Personnel e a empresa Catho fizeram um levantamento sobre as tendências e identificaram 17 funções de destaque e a gerência de TI ficou em primeiro lugar.

 

Por que a função de gestor de TI está em alta? Quando o assunto são cargos de gerências,, as empresas buscam profissionais com perfil de liderança, mas que apresentem o conhecimento técnico necessário para atuar mais próximo da operação. 

 

As equipes têm se tornado mais ágeis, o que exige uma liderança que trabalhe junto de sua equipe para direcioná-la. Neste novo cenário, quando os gestores apenas delegam, eles perdem a vez para aqueles com um perfil mão na massa.

 

Aqui no Blog da Rits até já falamos sobre as 5 dificuldades de implementar uma cultura ágil.  

 

Já vimos o porquê de falarmos sobre o gestor de TI e neste artigo, vamos mostrar o papel do gestor de TI na gestão da inovação de empresas. Vamos lá!

 

Boa leitura. 

Inovação: uma caminho sem volta!

 

A inovação, dentro do mundo corporativo, ela tem se tornado uma das vantagens competitivas mais importantes e quem tem gerado mais resultados. Ou seja, quando uma empresa não é capaz de oferecer soluções inovadoras, sejam ela serviços ou produtos, acaba perdendo espaço. 

 

Vale destacar que a inovação não é relevante apenas para empresas de tecnologia, mas para todos os segmentos de negócio. Hoje, com a transformação digital e os avanços tecnológicos tornou-se impossível ignorar a inovação no mundo dos negócios. 

 

Essa importância da inovação nos resultados de uma empresa, gera uma enorme pressão sobre os gestores de TI — que são, incessantemente, cobrados a encontrar caminhos para os novos desafios e estratégias de inovação que impactem positivamente os resultados finais.

 

Pensando nisso, cada tópico deste artigo irá explicar um pouco mais sobre qual é o papel do gestor de TI na inovação de uma empresa. 

 

Qual a importância da TI na gestão da inovação?

 

Infelizmente, muitas empresas ainda consideram área de Tecnologia da Informação apenas como um setor de suporte técnico. Porém, a TI pode contribuir para que a empresa conquiste diferenciais e vantagens competitivas.

 

O departamento ou setor de TI, desempenha inúmeras atividades geram suporte ao bom funcionamento da empresa. Por exemplo, monitorar a infraestrutura, garantir o funcionamento seguro dos recursos tecnológicos e atuar rapidamente em caso de problemas com hardware e sistemas.

 

A TI, também pode ajudar na escolha de ferramentas tecnológicas que suportarão a execução das estratégias de inovação, tais como:

 

  • softwares que serão usados para sustentar o negócio;
  • recursos mais sustentáveis;
  • serviço de armazenamento em nuvem;
  • ferramentas para comunicação interna e com os clientes;
  • estrutura necessária para que as tecnologias escolhidas sejam colocadas em prática e se sustentem;
  • orçamentos para aquisição das ferramentas etc.

 

Também contribuirá na ajuda de tomada de decisões em processos como, a possível terceirização de serviços de tecnologia da informação  e na contratação de profissionais com requisitos técnicos específicos. 

 

Podemos afirmar que a inovação é uma realidade e parte integrante da rotina e vitalidade de uma empresa. Por isso, a TI, precisa buscar constantemente processos inovadores que otimizem o seu desempenho sem elevar os custos da organização.

 

O papel do gestor de TI na gestão de inovação

 

Chegamos ao ponto alto deste artigo! Vamos falar diretamente sobre o papel do gestor de TI na gestão de inovação. 

 

O gestor de TI é o responsável pela implementação e gerenciamento de sistemas integrados às necessidades estratégicas da companhia, como diminuição de custos, otimização e aperfeiçoamento de processos e aumento da produtividade.

 

Ele, também é o líder estratégico que deve direcionar e motivar os times em todos os processos que envolvam recursos tecnológicos, para que os resultados desejados sejam alcançados.

 

O gestor de TI atua em conjunto com CIOs e CEOs, participando e influenciando diretamente as decisões estratégicas de uma organização, para que no fim, resultados melhores sejam alcançados.

 

Um gestor de TI precisa promover um processo de inovação eficiente. Esse processo de inovação pode ser baseado em pilares e etapas práticas que podem ser desenvolvidas e com o objetivo de construir uma equipe integrada e de sucesso. Confira quais são!

 

Pilares e etapas para uma inovação eficiente

 

Como comentamos, o gestor de TI precisa gerir a inovação da empresa baseado em  pilares, tais como pessoas, estratégias, processos e recursos de maior relevância para o seu sucesso.

 

  • Pessoas precisam de motivação para despertar o desejo e interesse de inovar e capacitação para contribuir e operacionalizar os processos. 

 

  • Já a estratégia implica em criatividade, visão empreendedora, planejamento e direcionamento.

 

  • Processos referem-se aos métodos, técnicas e sistemas. 

 

  • Os recursos, por sua vez, podem ser intelectuais, financeiros, de infraestrutura, ferramentais, internos e/ou externos à organização.

 

Nos tópicos a seguir vamos listar algumas formas de como um gestor de TI pode auxiliar na inovação de uma empresa. 

 

Na prática: como um gestor de TI auxilia no processo inovação?

 

Divididos esse tópico e subtópicos para ficar simples e prática nossa compreensão sobre o assunto. Vamos lá!


Montando equipes multidisciplinares

 

É fundamental combinar competências que se complementam, isso porque diferentes perspectivas podem gerar os melhores resultados. Esse é um ambiente bastante propício à inovação.

 

Assim, o gestor de TI pode incluir nos projetos programadores back-end, programadores de interfaces, designers, especialistas em marketing, especialista do produto, etc.

 

Diminuindo a burocracia

 

Quando existe uma hierarquia muito rígida em uma empresa, pode culminar em processos lentos, com decisões inseguras e fora do timing do mercado. Com a eliminação da burocracia e, consequentemente, o consentimento de maior liberdade à equipe facilita e incentiva o surgimento de novas ideias.

 

Atualmente as mudanças tornaram-se um imperativo, por isso, é necessário que o gestor saiba delegar tarefas e conceder mais autonomia aos colaboradores. Dessa forma, ele cria  uma dinâmica fundamentada na confiança, no empoderamento e, principalmente, na velocidade nos processos de decisão.

 

Criando estratégias alinhadas

 

Neste aspecto, o gestor de TI precisará identificar e compreender problemas, demandas ou oportunidades que devem ser trabalhados por meio da inovação.

Por exemplo, se o projeto/planejamento estratégico da empresa é “x”, o que a área de TI pode fazer para melhorar e acelerar o resultado? 

 

Adotando métodos ágeis

 

Utilizar métodos ágeis, como comentamos em tópicos anteriores, permite o cumprimento das tarefas programadas com mais agilidade. O que ajuda a equilibrar as demandas com a capacidade de entrega e criar tempo para que haja inovação.

 

Além disso, a metodologia proporciona outras vantagens, como:

 

  • qualidade do produto ou serviço;
  • satisfação do cliente;
  • previsão de cronogramas e custos;
  • mitigação de riscos.

 

Acompanhamento das estratégias

 

Chegamos ao nosso último ponto! O acompanhamento das estratégias. Afinal, não adianta cumprir todos os outros passos e não acompanhar de perto seus resultados.

 

Esse acompanhamento se dá por meio de indicadores de desempenho que permitem ajustes, caso necessário, para que os objetivos sejam atingidos.

 

As empresas que possuem uma alta capacidade de registrar informações, organizá-las e, com base nelas, gerar análises, contam com mais direção e segurança na tomada de decisões. 

 

***

 

Que bom que você chegou até aqui! Com certeza o conteúdo deste artigo esclareceu suas dúvidas e gerou alguns insights interessantes.

 

Quando o assunto é tecnologia e inovação as mudanças acontecem muito rápido, por isso, é tão importantes ficarmos informados. Então, não deixe de acompanhar o Blog da Rits! Fique ligado também em nosso Linkedin, sempre que temos artigos novos contamos por lá.