Que a pandemia do coronavírus mudou muitos formas de trabalho a gente já sabe né? Aqui no blog da Rits estamos falando continuamente sobre transformações nas mais diversas áreas. Quando se fala da loja física migrando para o e-commerce também percebemos mudanças no mercado.
Mas em se tratando de negócios, conseguimos enxergar os grandes desafios impulsionados pelo contexto que vivemos. Voltar nossos olhares para essas mudanças e aprender a aproveitá-las, é essencial para construir um cenário mais sólido para o seu negócio.
Segundo a Global Web, o e-commerce cresceu uma média 30% durante a pandemia e isso se deu porque 95% dos consumidores estão passando mais tempo online.
Além disso, os pedidos nos e-commerces brasileiros aumentaram cerca de 132% até o mês de maio de 2020 e totalizou um faturamento aproximado de R$ 9,4 bilhões.
A pandemia do coronavírus têm contribuído cada vez mais para a movimentação das lojas online, está sendo cada vez mais necessário vender produtos sem precisar sair de casa.
Se você tem uma loja física e precisou se reinventar durante esse período, esse é o momento certo de continuar desenvolvendo sua loja online e colher os frutos mais a frente.
Separamos aqui alguns benefícios de criar uma e-commerce para o seu negócio com as funcionalidades certas e conquistar novos clientes. Confira!
Boa leitura.
Por que trazer sua loja física para o e-commerce?
Investimento inicial baixo
Sabemos bem que para iniciar um negócio é necessário ter uma certa quantia para investir, porém nem todos os empreendedores possuem. É aí que entra uma das inúmeras vantagens do e-commerce: baixo custo inicial.
Então se você está começando agora ou deseja expandir seus negócios sem precisar gastar com infraestrutura está na hora de ter seu e-commerce.
As mensalidades pagas pelo uso da plataforma pode ser rapidamente compensado pelo fluxo de vendas proporcionado por essa modalidade de comércio, tornando seu negócio sustentável em muito menos tempo!
Flexibilidade e maior alcance
Em uma loja física, os clientes precisam ir até o local para poderem comprar e consumir o que a loja oferece. Isso já era um problema antes de pandemia, pois se a empresa não tinha loja em outras cidades, limitava o acesso. Agora, com a Covid-19, é necessário cumprir isolamento e evitar sair de casa para comprar coisas não essenciais.
Se a loja pode entregar a compra no conforto da casa do cliente, sem que ele precise se arriscar, esse é um ponto extremamente positivo.
Ao criar um e-commerce, também é possível quebrar as barreiras da distância e aumentar o número de vendas, como um público cada vez mais maior.
Além disso, você pode direcionar as vendas e a comunicação para compradores ideais através de estratégias do Marketing Digital, como o SEO e o Inbound Marketing.
Com o e-commerce, sua marca deixa de ser local, para ganhar outros lugares e enfrentar novos desafios, podendo até chegar a outros países.
Funcionamento em tempo integral
Sabemos bem que as lojas físicas possuem um período de funcionamento estabelecido. Já em um e-commerce, o seu negócio pode ficar “aberto” 24h e o cliente pode realizar a comprar em qualquer horário, independente do período de funcionamento. Isso possibilita um aumento no número de vendas.
Outro ponto positivo é que nesse modelo de negócio o marketing da sua empresa funciona na mesma linha, não no mesmo horário de funcionamento da sua loja, mas no melhor horário para atingir o consumidor ideal. Desta forma, você não perde a chance de realizar os seus anúncios em feriados e finais de semana, quando a sua loja estaria fechada, por exemplo.
Fornecer informações sobre produtos
Uma loja online permite que seus consumidores obtenham mais informações sobre seus produtos e serviços. Algumas das informações que só seriam possíveis de ser encontradas na loja física, podem ser encontradas no site e ajudarem na decisão da compra.
No e- commerce você também pode fornecer informações sobre sua empresa ou como usar seus produtos. Além de páginas dedicadas a contar a história do seu negócio e como seus produtos são produzidos.
Por exemplo, as empresas de vestuário oferecem e dicas para os consumidores em seus sites. Esse tipo de conteúdo cria uma história para marca, ao mesmo tempo em que proporciona uma experiência melhor para o cliente.
Em um mercado competitivo, esse tipo de informação diferencia você de outros vendedores.
Servir nichos de mercado
Levar a sua loja física para o e-commerce facilita ainda mais o atendimento e alcance de mercados de nicho. Se você vende aquele item especial só da sua loja ou algo que um colecionador esteja buscando, é mais fácil que ele encontre o seu negócio na internet.
Aumentar a presença da marca
97% dos compradores realizam pesquisas online antes de comprar. Desta forma, abrir uma loja virtual pode ajudar a garantir que os clientes em potencial encontrem suas informações sobre o produto e possam compará-los.
Além disso, é possível desenvolver uma estratégia para que sua marca crie autoridade no segmento de venda e destaque-se frente aos concorrentes. Aqui no Blog falamos recentemente sobre tendências para o e-commerce após a pandemia, confira o artigo completo e fique por dentro.
Melhorias no relacionamento
Ao disponibilizar outro canal de comunicação com seu negócio, você tem a vantagem de poder interagir e se relacionar com seus leads e clientes com mais agilidade e qualidade.
Assim, você pode formar uma verdadeira rede em torno da sua marca, gerando até mesmo marketing espontâneo dos clientes satisfeitos.
Oportunidade de vendas
Por fim, o mais importante: vendas.
Se você já rompeu as fronteiras e pode se relacionar com qualquer pessoa, vai atrair mais clientes e como consequência vai criar mais oportunidades de vendas. E como também não há limite de espaço, você pode receber inúmeros clientes ao mesmo tempo!
E mais! Com uma boa equipe de marketing e planejamento, é possível detectar oportunidades de venda com base em acontecimentos distintos do cenário nacional.
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Neste artigo, conseguimos ver alguns dos benefícios de trazer sua loja física para o e-commerce. A pandemia do coronavírus já mudou muitos cenários, principalmente nos negócios e é importante entender como esse mercado vem se moldando ao longo do tempo.
Estar atento aos acontecimentos e oportunidades da área dos e-commerces, pode fazer toda a diferença no desenvolvimento no sucesso de vendas do seu negócio.
Agradecemos por ter chegado até aqui! Continue acompanhando nosso conteúdo, siga a página da Rits no Linkedin e até o próximo artigo!