Outsourcing de TI

Contratar uma equipe ou fazer a terceirização de TI?

Postado por: em 27/06/2018

Em um cenário econômico cada vez mais competitivo, complexo e instável, empresas de diversos setores, tamanhos e culturas estão buscando soluções tecnológicas. A busca é por estratégias para inovar, aumentar suas vendas e, assim, conquistar uma fatia maior do mercado em que estão inseridas.

Os objetivos são otimizar os processos rotineiros, reduzir despesas, aumentar a qualidade de serviços e produtos, diminuir riscos operacionais e garantir a segurança dos dados organizacionais. Assim, a atuação da área de TI tem sido cada vez mais direcionada à estratégia e torna-se um importante diferencial no contexto digital.

Uma gestão eficiente da tecnologia da informação auxilia na parte informatizada da organização e contribui para os aspectos produtivos, econômicos e logísticos da empresa. Tudo isso sem deixar de mencionar a prestação de assistência técnica diferenciada de TI, um componente fundamental para os novos tempos.

O outsourcing de TI é o uso terceirizado de uma empresa que presta o serviço de estratégia e manutenção de toda a área da tecnologia da informação para negócios diversos, principalmente aqueles cujo serviços ou produtos não são especializados em tecnologia.

A partir da constatação de que uma empresa precisa investir na sua modernização, segurança de dados e qualidade do serviço de tecnologia da informação, surge um dilema: contratar uma equipe própria ou fazer a terceirização de TI?

Vantagens e desvantagens de ter uma equipe interna

Uma das principais vantagens de se manter um departamento de tecnologia da informação dentro da própria empresa é contar com a dedicação de profissionais pessoalmente. Isso significa que eles estarão disponíveis para solucionar demandas diárias simples ou complexas no mesmo espaço físico da empresa.

Com a equipe alocada, as empresas podem garantir que os profissionais tenham e mantenham o mesmo ritmo de trabalho dos demais setores da empresa.

Outra vantagem da contratação direta é uma comunicação imediata com a equipe de TI. Isso porque as conversas presenciais oferecem um maior envolvimento entre o time e soluciona questões de forma prática, o que pode ajudar a otimizar o acompanhamento direto de metas.

Se por um lado é possível ter uma noção de custos com um time dentro da própria empresa, contratar uma equipe interna de TI com a qualidade necessária pode ser um processo muito caro. Afinal, tais profissionais precisam ser recrutados, treinados e mantidos através de salários. Além disso, gerar encargos trabalhistas e custos não previstos com a rotatividade.

Com o crescimento da empresa e aumento da complexidade das demandas, o custo é ainda maior já que o time interno de TI não será suficiente para gerenciar todas as novas demandas.

Portanto, pode ser preciso contratar profissionais com outros conhecimentos, arcar com mais despesas trabalhistas e oferecer uma maior infraestrutura para quem está chegando à empresa.

Vantagens e desvantagens de terceirizar uma equipe de TI

Ao terceirizar um equipe de TI, uma empresa não necessita de investimentos em equipamentos ou em softwares específicos para fazer tirar seu projeto do papel e otimizar seu crescimento.

Principalmente micro e pequenas empresas, startups que queiram alavancar seus negócios sem a necessidade de grandes investimentos iniciais ou até mesmo grandes empresas que querem reduzir custos com tecnologia da informação.

Por isso, realizar o outsourcing de TI é um método econômico para acessar uma ampla gama de especialistas que podem oferecer soluções para as necessidades da sua empresa, incluindo resolução de ações emergenciais com maior eficiência.

Existem algumas desvantagens que, de início, podem demandar um esforço conjunto. Será preciso um processo de alinhamento tanto das expectativas da empresa contratante, quanto metas e objetivos com a empresa terceirizada de TI:

  • choques de estilos;
  • ritmos diferentes de trabalho;
  • entraves iniciais na comunicação.

Essas são coisas que podem existir em ambas as partes, justamente por não estarem alocados na local da empresa.

Portanto, criar a cultura de reuniões e contatos constantes para alinhamentos de necessidades entre sua empresa e a equipe terceirizada de TI é essencial para solucionar a questão.

Vantagens do outsourcing de TI para a empresa

Um time de outsourcing de TI pode trazer também inúmeras vantagens para uma empresa:

  • redução significativa de custos de estrutura física e tecnológica, resultando em um ótimo retorno sobre investimento (ROI);
  • economia com atualização constante de equipamentos e softwares;
  • uso de orçamento com equipe própria de TI para outros fins dentro da empresa;
  • menor complexidade de operação para que diretores e gestores foquem esforços em suas atividades principais: a estratégia e gestão da empresa, aumentando consequentemente a produtividade da equipe;
  • fim de encargos trabalhistas e custos com treinamento de novos funcionários e aprimoramento constante dos profissionais;
  • otimização de processos entre a empresa contratante e o time terceirizado de TI. Quanto maior for a integração entre as partes, melhor e mais rápido será o alcance de metas estabelecidas, reduzindo o desperdício de tempo;
  • disponibilidade de acesso a profissionais capacitados e experientes nas demandas de empresas de diversos setores para poder solucionar problemas com maior agilidade e propriedade;
  • atendimento personalizado e suporte constante conforme acordado entre as partes;
  • acesso à inovação. O time terceirizado de TI pode sugerir melhorias constantes, sempre baseadas na sua experiência de mercado. Afinal, para se destacar perante à concorrência, o outsourcing de TI estará sempre atento às inovações do setor e a melhor forma de facilitar e aprimorar o trabalho realizado, não se limitando a um simples serviço de manutenção;
  • outra grande vantagem é a segurança de dados. Através da experiência em outros setores e contato com outros profissionais de tecnologia da informação, os riscos de ameaças externas como vírus e vazamento de informações sigilosas são reduzidos drasticamente.

O que priorizar?

Por fim, foram sanadas suas dúvidas sobre contratar ou terceirizar um time próprio de tecnologia da informação. Além disso, você conferiu as principais vantagens e desvantagens da terceirização de um time de TI para sua empresa. Entretanto, considere sempre as necessidades da sua empresa e o seu orçamento para tomar a melhor decisão.

Mas, se essa for sua opção final, procure por uma empresa que seja referência no setor e certifique-se que ela tenha os recursos e os profissionais necessários para o seu negócio.

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