Gestão

Por que automatizar as vendas da sua empresa

Postado por: em 07/04/2020

Automatizar as vendas da sua empresa pode ser o que está faltando para seu negócio finalmente começar a crescer. 

Implementar essa realidade da automação das vendas em um negócio traz benefícios estratégicos para empresa e vantagens para o consumidor. Justamente por proporcionar facilidades, as vendas tendem a aumentar. 

Focar na experiência do consumidor é fundamental! O atendimento personalizado, eficiente e rápido precisa ser prioridade para conquistar o consumidor. Uma pesquisa realizada pela Followize comprova que toda vez que um lead é atendido no primeiro dia após o acesso, a probabilidade de conversão é de 8%. Mas, após o segundo dia, cai pela metade e chega a 4%. 

Diante desses números, fica evidente a necessidade de dar atenção ao lead e mostrar que a disposição, rapidez e eficiência da empresa. 

Em uma outra pesquisa, esta realizada pela Hubspot Academy, apontou que 79% dos leads não convertem em vendas e o motivo principal é a falta de nutrição. 

Não é uma novidade que conquistar os dados de contato dos clientes que visitam os sites ou redes sociais de uma empresa está se tornando cada vez mais fácil. O grande desafio, no entanto, é gerenciar esses dados de uma maneira inteligente, utilizando-os a favor da experiência da empresa e do consumidor.

Ter esses dados e fazer toda a gestão do cliente, faz parte de ter um processo de venda automatizado. Na realidade, eles se complementam. A automatização da captação de leads e do setor comercial, fazem parte de um processo de vendas eficiente e que gera bons resultados. 

Neste artigo, vamos falar mais sobre as vantagens em ter um processo de venda automatizado e como isso é possível. 

Boa leitura!

 

O que é um automação?

 

Quando falamos sobre a automação de vendas nos referimos a um conjunto de metodologias e estratégias adotadas para tornar os processos de vendas mais eficientes.

Em essência, a automação envolve aplicação de alguns padrões e ações, que permitem que não seja necessário que uma pessoa acompanhe manualmente todas as etapas dos processos.

Vamos dar um exemplo para que fique ainda mais claro. Imagine o seguinte ciclo de vendas:

 

Agora, vamos pensar no mesmo ciclo, mas, dessa vez, com a ajuda da automação de vendas e outras estratégias do marketing digital:

 

 

O exemplo que demos reflete a diferença entre dois processos com e sem automações, sejam elas de vendas ou de marketing. Então, como já dissemos as automações se complementam. 

O processo que acontece no primeiro exemplo exige interações e atenção constante da equipe de vendas. Já no segundo, o uso do tempo é otimizado e o sistema de automação de vendas faz a maioria do trabalho.

Falamos um pouco sobre o que é automação e no próximo tópico mergulharemos mais fundo. Chegou o momento de falarmos o porquê dessas automações serem tão importantes.

 

Porque automatizar as vendas é importante?

 

Recentemente aqui no Blog da Rits, falamos sobre alguns números sobre o e-commerce no Brasil, que cresceu 16,3% e faturou mais de 60 bilhões de reais apenas em 2019. Dentro desse concorrido mercado, que está em constante crescimento, é importante ficar atento a todos os detalhes. 

Os detalhes estão no processo de compra, desde o início até a recompra. Por isso, a automatização das vendas é tão importante. Estar atento aos detalhes é um diferencial em um mundo empresarial e comercial extremamente competitivo.

A automação de vendas, assim como a automação de tarefas,  tornou-se cada vez mais importante. As plataformas que incluem automação são um enorme diferencial. 

O Rits Box e o Rits Digital Products são plataformas para produtos por assinatura que oferecem processo de venda automatizado, com todo o sistema é integrado com APIs permitindo a venda de forma fácil e automatizada. 

 

Benefícios em ter as vendas automatizadas: 

 

Mais oportunidades de vendas: por meio da automação das vendas é possível não perder oportunidades ao gerenciar follow-ups de vendas. Também é possível estabelecer lembretes para as etapas do processo.

Desta forma, os responsáveis pelas vendas podem focar esforços em melhorar a qualidade da interação do cliente em vez de gerenciar os procedimentos de acompanhamento.

Previsão mais assertiva: as automações fornecem as ferramentas para calcular com mais precisão as previsões com base em oportunidades, cotações e pedidos.

Melhorar a venda e venda cruzada: as automações no processo de vendas ajudam os representantes a obter uma maior compreensão de seus clientes, fornecendo acesso a dados, histórico de pedidos e outras métricas importantes do cliente. 

Com essas informações, os vendedores estão melhor posicionados e mais propensos a vender ou vender de forma cruzada, à medida que campanhas mais direcionadas são lançadas.

Ter esses dados é fundamental para traçar estratégias eficientes e que resultem em crescimento das vendas. Saiba mais sobre isso lendo nosso artigo sobre como o data-driven pode ajudar a vender mais. 

 

Então, neste artigo nosso foco total foi em automação, principalmente para vendas. Porém, além das automações existem outros pontos importantes que precisam de atenção ao longo do processo. Como por exemplo, o check-out, a gestão de produtos, pagamento e outros.

Aqui no Blog da Rits você encontra conteúdo relacionados a todos esses assuntos! Então, para acompanhar sempre que postarmos um novo conteúdo nos siga em nossas redes sociais.