Criar um Clube de Assinatura: Passo a passo para montar o seu!

Como abrir um Clube de Assinatura?

O e-commerce é um mercado que cresce, a cada ano, em consumo e os avanços tecnológicos permitem o surgimento de novas formas de comercialização. É o caso de modelos de negócio como o clube de assinatura que tem ganhado mais público e visibilidade no Brasil. Antes de falarmos como abrir um clube de assinatura, vamos mostrar alguns números!

Como abrir um Clube de Assinatura?

Segundo dados da  Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM 2022), já são mais de 4 mil clubes de assinatura de produtos e serviços em operação no Brasil, movimentando mais de R$ 1 bi por ano, um crescimento de 1000% nos últimos dez anos.

Com pandemia do COVID-19, esse foi um dos modelos de negócio que mais ganharam destaque, com um crescimento de 31,5%, de acordo com a Vindi.

Se você quer saber mais sobre esse assunto e abrir um clube de assinaturas, continue lendo este artigo.

Como abrir um clube de assinatura?

Os clubes de assinatura funcionam através do formato de pagamento recorrente em que o consumidor faz o pagamento por um período fixo e definido – que normalmente é mensal.

Além disso, no clube de assinatura, os produtos selecionados também são entregues dentro de um intervalo de tempo previamente escolhido pelo consumidor.

Após entender o que é esse modelo de negócio, é necessário conhecer os procedimentos necessários para colocá-lo em prática. Vamos lá!

1. Qual o produto que será vendido no seu clube de assinatura?

Diversos são os segmentos aplicáveis no modelo de clube de assinatura, como cosméticos, comidas, bebidas, livros, fitness e pets. A partir destes segmentos, uma oportunidade seria explorar  seus nichos, como crossfit, beleza 50+ e suplementação para atletas, por exemplo.

Então, seu primeiro passo deve ser a definição do produto que será comercializado e um estudo sobre seu público alvo.

Busque entender onde está seu público e outros pontos como:

  • necessidades;
  • gostos e costumes;
  • o que consomem.

Além disso, procure oferecer um diferencial para gerar no consumidor a percepção de necessidade no seu produto.

Inicialmente pense em estratégias que sejam as mais atrativas possíveis e acompanhe o comportamento do seu público.

Observe as estratégias que mais se destacam entre seus consumidores e, a partir dessa análise, reforce as ações que geraram mais engajamento para atrair mais clientes.

2. Estabeleça os planos de seu clube de assinaturas

Ao definir os planos do seu clube de assinaturas, evite a criação de muitos de uma vez para que seu assinante não tenha dificuldade em escolher o plano de seu interesse.

É importante que os planos sempre tenham valores condizentes com a realidade do que está sendo ofertado, então deixe sempre claro e bem descrito o que fará parte do box assinado.

Determine os valores dos planos

A definição do preço será proporcional a quantidade e a qualidade dos produtos ofertados. Ela deve ser feita a partir das despesas geradas pelos processos do seu negócio e a margem de lucro.

3. Escolha uma logística de qualidade

Existem grandes empresas que possuem seu próprio fluxo de logística. Mas, em clubes que estão iniciando suas atividades, as entregas normalmente acontecem de forma terceirizada.

As informações fundamentais para calcular o valor do frete são a média do peso e da medida dos produtos e o CEP de entrega.

“É importante que essa logística terceirizada seja feita com uma empresa de confiança, que trabalhe com clareza e garanta que os produtos sejam entregues dentro do prazo determinado sem nenhum dano.”

Aldo César

Não esqueça que esse é um dos pontos que contribuem para uma boa experiência do seu cliente, por isso sua logística deve ser bem planejada e eficiente.

4. Defina as opções de pagamentos disponíveis

As formas de pagamento que serão utilizadas em seu clube de assinaturas devem ser claras e suas condições bem definidas. Você pode utilizar no seu clube as principais:

  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Boleto – principalmente quando é oferecido para planos semestrais ou anuais;
  • Pix.

Não basta aceitar muitos métodos de pagamento, o mais importante é ter um bom processo de checkout de pagamento para garantir que seus clientes se sintam confortáveis ao comprar.

5. Escolha um checkout para impulsionar suas vendas

O checkout de pagamento é o responsável por encerrar o processo de compra. Esta é uma etapa que exige um maior cuidado e atenção por se tratar do momento em que serão colhidas informações importantes e confidenciais.

Por isso esteja atento a alguns pontos:

  1. Evite o excesso no cadastro de informações para que o seu cliente não se canse de preencher os dados e desista da compra.
  2. Dê ao seu cliente a oportunidade de salvar as informações para que elas sejam preenchidas automaticamente nas próximas compras.
  3. Permita o login social através das redes sociais, sendo essa também uma forma de deixar informações facilmente salvas e de evitar grandes complicações nos próximos logins.
  4. Evite distrações com informações que não sejam referentes a pagamento para que o seu usuário siga a compra sem que precise sair da página.
  5. Ofereça segurança, certifique o seu usuário de que o procedimento é seguro.
  6. Transpareça clareza em todas as informações, para não deixar nenhuma dúvida.

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Com essas informações você já pode iniciar o planejamento de seu clube de assinaturas.

Entre em contato com um de nossos especialistas e saiba mais sobre a nossa tecnologia que vai te ajudar na criação do seu clube. Se quiser receber mais conteúdos sobre clubes de assinaturasiga a Rits no LinkedIn e assine nossa newsletter!

Até a próxima!