Gestão

8 ferramentas do Google para gerir e desenvolver seu negócio

Postado por: em 16/06/2020

A pandemia que vem afetando todo o planeta, mudou o contexto de alguns formatos de trabalho. Esse novo cenário exigiu que as empresas repensassem as formas de gestão de atividades para adaptar-se a uma nova realidade. Assim, para melhor gerir e desenvolver sua empresa, conheça 8 ferramentas do Google que farão toda a diferença.

A gestão das atividades , o aumento a produtividade e o desenvolvimento de novas estratégias,  principalmente no home office, podem ser um desafio para alguns gestores. 

Porém, é possível sim tocar a sua empresa com ferramentas de qualidade. Isso, porque o Google possui algumas muito interessantes, que são uma verdadeira mão na roda para qualquer empreendedor.

Já falamos um pouco sobre como manter uma equipe de TI engajada e agora vamos falar sobre algumas ferramentas do Google que podem ser úteis na gestão de atividades e desenvolvimento de estratégias. 

Com algumas ferramentas do Google, é possível levar a gestão, a produtividade e a comunicação da sua empresa a outro nível. Para tal, não importa o tamanho do negócio.

Nesse sentido, otimizar o contato com fornecedores e funcionários, criar anúncios e aproveitar todos os benefícios de aparecer no principal site de buscas, são as vantagens de utilizar essas ferramentas.

Então, se você quer aproveitar esses recursos e otimizar tarefas desde o planejamento até análise de resultados, continue lendo este artigo.

Boa leitura. 

 

Hangouts 

Esta é uma plataforma de comunicação que permite trocar mensagens online, efetuar ligações telefônicas e fazer videochamadas com até 25 pessoas, além de possuir um bate-papo dentro gmail. 

Para utilizar o serviço, é preciso ter uma conta do google. Por causa disso, é possível importar automaticamente todos os contatos da sua lista.

O Hangouts está disponível para celulares Androids e IOS, além de contar com uma extensão para o Chrome. Vale ressaltar porém, que os Hangouts são sincronizados automaticamente em todos os dispositivos. Isso quer dizer que se você iniciar uma chamada no seu computador, poderá retomá-la um smartphone, por exemplo.

 

Agenda 

Se você perde muito tempo tentando alinhar as datas disponíveis para todos da equipe, ou tem dificuldade de lembrar a todos das próximas reuniões, vai adorar a Agenda do Google. 

Com ela você pode integrar e sincronizar reuniões e eventos de forma prática e rápida. Assim, qualquer pessoa da equipe pode ter acesso a agenda e verificar a disponibilidade de uma sala ou a entrega marcada de um produto, por exemplo. Essa é a maneira mais eficiente de marcar e compartilhar compromissos.

 

Google Drive 

Se você ainda está levando trabalho de lugar para outro, enviando emails  para conseguir um arquivo de outro, passando por dificuldades com arquivos grandes e correndo o risco de perder o seu pen-drive com todos os documentos, está na hora de adotar o Google Drive. 

Com ele, você consegue salvar todos os seus arquivos em uma nuvem segura. Essa nuvem pode ser acessada em qualquer dispositivo apenas logando na sua conta, seja computador, celular ou tablet. Isso garante muito mais segurança e acessibilidade para os seus arquivos.

Nesse sentido, a ferramenta também facilita a vida de quem precisa compartilhar arquivos com outras pessoas. Depois de subir o arquivo, só é preciso enviar um convite de compartilhamento por e-mail. Clientes, funcionários, fornecedores e toda sua equipe vão poder acessar o seu documento. Fácil, não?

 

Google Search Console

Esse é um serviço oferecido pelo Google que te auxilia a monitorar e melhorar a presença das suas páginas nos resultados de pesquisa.

Na prática, o Google Search Console te ajuda a ter uma visão de como o buscador do Google enxerga o seu conteúdo. Além disso, ele te dá dicas de como resolver os problemas encontrados.

Com essa ferramenta, você consegue saber quais são as pesquisas que levam mais gente para o seu site e conhece o desempenho e o tráfego das suas páginas.

 

Google Analytics

O Google Analytics é um sistema que reúne várias ferramentas de monitoramento do tráfego, e que pode ser instalado em sites, blogs e até mesmo em e-commerces.

Com ele você consegue analisar o comportamento de quem passou pelo seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas e de onde vieram os usuários. 

Ainda é possível encontrar ações mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.

 

Google Alerts 

Com o Google Alerts é possível receber atualizações de conteúdos sobre um determinado tema.

Você pode escolher acompanhar, por exemplo, as notícias e citações acerca dos seus concorrentes, as palavras importantes dentro do seu mercado ou até as novidades sobre a sua área .

Um vez ativado, o usuário recebe um alerta por email a cada atualização de algum termo que esteja monitorando na internet.

 

Google Trends 

O termo Trends traduzido para o português, significa tendência, portanto, essa ferramenta aponta a popularidade de um determinado assunto nas buscas do Google ao longo do tempo.

Com o Google Trends, você consegue saber, por exemplo, quais têm sido os assuntos mais pesquisados na sua região e área de atuação em um certo período de tempo. Dessa forma, você pode trabalhar com dados reais e eliminar o “achismo” na estratégia que está desenvolvendo na sua empresa. 

 

Google Keep 

O Google Keep permite que o usuário crie notas e listas de tarefas com áudio, imagem e até mesmo os “post-its” virtuais, que podem ser personalizadas com até oito cores diferentes.

Nesta ferramenta, também é possível transcrever o áudio em texto e incorporar o áudio original à nota. Assim, você poderá ter o arquivo nos dois formatos.

Esta é uma boa forma de organizar e não perder nenhum prazo ou informação.

 

***

Neste artigo, conseguimos ver algumas ferramentas do Google que podem ser úteis, tanto no gerenciamento de atividades da equipe, quanto para o desenvolvimento de estratégias para sua empresa.

Estar atento às ferramentas que o Google disponibiliza pode fazer toda a diferença no contexto atual de trabalho. Além disso, elas podem ajudar a criar uma nova dinâmica para você e sua equipe, muito mais rápida e otimizada

Agradecemos por ter chegado até aqui! Continue acompanhando nosso conteúdo, siga a página da Rits no Linkedin e até o próximo artigo!