Carreira

7 dicas para desenvolvedores web crescerem na carreira

Postado por: em 02/08/2019

Muito temos falado sobre transformação digital e em meio a essa realidade profissionais que têm estado em evidência são os desenvolvedores web

É um mercado competitivo, que exige atualizações constantes, mas que oferece aos profissionais inúmeras oportunidades.

O mercado para desenvolvedores web está em constante aquecimento. Isso acontece pois as empresas têm buscado acompanhar a transformação digital e precisam contar com a expertise desses profissionais. 

Essa necessidade se comprova quando lemos a pesquisa realizada pela Indeed, ferramenta online de buscas de empregos. 

O estudo comprova que o mercado de trabalho para a área de Tecnologia da Informação está de fato aquecido e o número de vagas cresce de acordo com o nível de especialização do profissional.

Dentro das áreas com maior número de vagas estão para desenvolvimento de linguagens e programação

Neste artigo, separamos algumas dicas que podem ajudar no crescimento da carreira de desenvolvedores web. 


Quais áreas têm mais vagas para desenvolvedores web?

Ainda segundo a pesquisa realizada pela Indeed, as funções com mais vagas são para engenheiro de software, com 50% das vagas abertas. Outras funções aquecidas são desenvolvedor full-stack (42%), arquiteto de software (42%) e desenvolvedor de software (39%).

De acordo com um estudo realizado pelo Tutano Trampos em parceria com a Umbler, as skills mais procuradas são as ligadas com o universo Front-end. Entre elas estão Javascript (67%), HTML (56%), CSS (54%), PHP (40%) e o domínio do Inglês (25%). 

Entre os perfis de empresas que mais contratam desenvolvedores estão as agências de publicidade, seguido pelas startups e empresas de grande porte. 


7 dicas para desenvolvedores web crescerem na carreira

Agora que já mostramos alguns números interessantes a respeito do mercado, vamos falar diretamente às dicas!

É importante dizer que, o trabalho de um desenvolvedor web requer muita atenção e estudo constante. Isso acontece, pois se trata de uma área em constante mudança e aperfeiçoamento. 

Por isso, um dos pontos principais para se manter em crescimento é nunca achar que já sabe tudo. Ainda que o profissional tenha muito conhecimento, caso ele não esteja em estudando regularmente, em algum momento ele ficará defasado. 

Dessa forma, as dicas que trabalharemos aqui serão principalmente sugestões para que o profissional saia da sua zona de conforto e assim seja ainda mais excelente.

Então, vamos listar 7 dicas para desenvolvedores web crescerem ainda mais na carreira. 

 

Estude e pratique muito

Pode parecer óbvio, mas a medida que o profissional pratica e estuda ele em paralelo estará aperfeiçoando seus conhecimentos. 

Ao praticar frequentemente escrevendo códigos o profissional vai identificando suas dificuldades, os pontos fortes e fracos. 

Parece lógico, mas muitos desenvolvedores esquecem de escrever os códigos utilizando frameworks e bibliotecas no início. Por isso, é fundamental que profissional mergulhe a fundo nos estudos e desenvolvimento dos códigos


Faça parte da comunidade Open Source
 

Uma boa forma de crescer na carreira é fazer parte de uma comunidade Open Source. Dessa forma, desenvolver projetos que fique a disposição de todo o mundo e melhorar outros projetos open source oferecendo ideias. 

O objetivo é colaborar para que todo mundo possa usufruir de um software sem custos divulgando seu código fonte. 


Veja o código de outros desenvolvedores web

Pesquisar o que tem sido feito e como não faz mal a ninguém. Observar como outros desenvolvedores implementam um projeto e colher novos pontos que poderão ajudar no futuro. 

Com o passar do tempo, à medida que o profissional vai se aprimorando, ao ler novos códigos ele conseguirá identificar erros e corrigi-los. 


Teste sempre
 

No momento dos testes, geralmente o projeto já passou por muitas etapas e torna-se um pouco cansativo. Entretanto, é uma etapa fundamental! 

Realizar os testes é primordial para sucesso do projeto. Caso surjam necessidades o desenvolvedor poderá realizar as correções necessárias antes de apresentar o projeto ao cliente. 


Releia códigos antigos

Criando o hábito de reler códigos antigos o profissional consegue identificar pontos a serem melhorados e também aperfeiçoa trabalhos atuais. 

Outro benefício é a possibilidade de acompanhar a curva de aprendizado que está conquistando, ou não. Talvez o desenvolvedor identifique que pouco evoluiu e está na hora de dedicar-se mais e se aprofundar em novos assuntos.


Converse com outros profissionais

Aprender sozinho e depender apenas de si atrapalha na evolução de qualquer profissional. 

A programação é um trabalho em equipe e para aumentar nossos conhecimentos é necessário estarmos rodeados de outros profissionais envolvidos e dedicados. 

Uma boa forma de conhecer outros profissionais é participar de eventos sobre o assunto e assim criar um network. 

 

Divida seu conhecimento 

Como comentamos nos tópicos anteriores, o aprendizado constante é fundamental para o crescimento de um desenvolvedor. Esse aprendizado é facilitado quando o conhecimento é compartilhado por profissionais mais experientes. 

Por isso, considere sempre compartilhar seu conhecimento. Além de fazer parte da comunidade Open Source busque formas de dividir seu conhecimento com outros profissionais. 

Existem algumas formas interessantes para compartilhar seu conhecimento. Publique artigos em blog, compartilhe conteúdo no Linkedin e faça parte de grupos de aperfeiçoamento.

Evite pensar de forma individualista, afinal ninguém cresce sozinho.


O que fazer para ser um bom desenvolvedor?
 

Agora que já falamos sobre o mercado e apresentamos as dicas, vamos concluir com uma premissa aparentemente óbvia, mas fundamental: estude sempre

Já falamos sobre isso logo nas primeiras dicas e queremos reforçar em nossa conclusão. O estudo e aprofundamento precisam ser constantes. 

No conteúdo que você acabou de ler falamos mais sobre dicas gerais e não técnicas. Por isso, continue acompanhando o Blog da Rits que em breve trataremos sobre dicas técnicas para desenvolvedores crescerem na carreira. 

Gostou desse conteúdo? Mande seu feedback e sugestões para os próximos!