Como funciona o modelo de recorrência?

Como funciona o modelo de recorrência?

Para você conhecer um pouco mais desse modelo de negócio, iremos neste artigo falar um pouco mais sobre a recorrência e suas tendências.

Como funciona o modelo de recorrência?

O que é o modelo de recorrência?

A recorrência funciona por meio da automatização de pagamento com cobranças que podem acontecer em diferentes períodos de tempo, mas sendo mais comum por meio de mensalidade. Esse formato é contratado pelo consumidor por meio de assinatura ou contrato.

Os produtos podem variar em formatos, sejam eles físicos ou digitais.

Esse modelo de venda possibilita alguns benefícios, sendo eles: a automatização do pagamento, a fidelização dos clientes, ajuda na possibilidade de inovação, proporciona maior transparência nos lucros, permite controle sob a demanda, economia de tempo e permite a previsibilidade dos lucros.

Para que o público certo possa ser atingido, existem alguns formatos dentro do modelo de recorrência e listamos algumas das estratégias que são possíveis para ajudar você a entender melhor como funcionam as várias formas de vender dessa forma.

1. Caixa surpresa

Permite que o assinante receba em sua casa a cada período, determinados produtos selecionados pela curadoria da empresa que fornece. O mesmo também vale para produtos digitais que podem trabalhar dessa forma.

Porém é essencial se atentar a alguns fatos, sendo um deles o de passar autoridade através dos produtos selecionados, pois o contratante busca ser surpreendido com boa qualidade, por não escolher quais produtos estará recebendo.

Para um modelo que trabalhe dessa forma se possuir um e-commerce facilita o processo de implantação em um modelo de caixa surpresa.

2. Uso livre

Semelhante ao modelo em que a plataformas como Spotify e Netflix trabalham, em que o usuário assina e tem acesso a todos os conteúdos da plataforma podendo controlar o uso conforme a sua disposição.

A forma de oferecimento de quanto mais conteúdo possível para que fique mais barato e o valor se distancie do real daquilo tudo. Dentro desse modelo existe a possibilidade de disponibilizar o modelo freemium, que foi um dos assuntos abordados em um artigo anterior do nosso blog.

3. Prioridade e acesso antecipado

Existem algumas plataformas que disponibilizam o conteúdo primeiro para usuários que assinam seus planos para que recebam com exclusividade.

É uma forma de fazer com que o usuário não passe por filas, não espere para que aconteça o lançamento oficial e saia a frente de outros para ter acesso a algum produto. Um dos exemplos dessa estratégia está na forma em que o Globo Play entrega seus serviços, passando na plataforma o conteúdo inédito antes da TV.

4. Venda de conteúdo

Para a entrega de um conteúdo mais específico que mostre expertise e dê mais propriedade ao usuário quanto a temática abordada pela plataforma. Mas, para que isso funcione de forma eficiente é necessário que exista uma certa autoridade no assunto que apresenta e para que tenha destaque no mercado.

Essa é uma estratégia boa para desenvolver junto a serviços como cursos, consultorias, mentorias, coaching.

5. Produtos que acabam facilmente

Uma forma de fazer com que o cliente tenha economia ao comprar produtos de uso frequente, dando maior comodidade e praticidade. Então, a intenção é facilitar a compra de produtos que precisam ser repostos com frequência ou que não possam faltar de forma alguma para o usuário, por exemplo.

Para entrega de produtos como esses não pode haver atrasos, é importante ter uma maior atenção ao estoque e ter um sistema logístico que esteja preparado. Até pelo fato de ser uma demanda frequente para quem consome.

Conhecer as possibilidades dentro da recorrência pode trazer diversas vantagens para a estratégia de um negócio. Porém, conhecer o perfil dos consumidores é ainda mais. Por isso, já publicamos aqui no blog um artigo que apresenta detalhadamente o perfil do consumidor de assinaturas no Brasil.

Quais são as vantagens da recorrência?

Além de todas as estratégias mostradas acima, existem também os benefícios que o modelo pode trazer para a empresa. E destacamos aqui algumas delas.

É possível reduzir a inadimplência, a partir de um pagamento que assegure que constantemente será executado o pagamento sem que haja empecilhos devido a ser feito de forma automática.

Então, atrelado a isso temos a redução dos custos relacionados a pagamento: como a cobrança por aluguel de máquina de cartão e também a diminuição nas taxas de condição dos bancos responsáveis pelos cartões.

Outro benefício é a otimização do tempo, pois o usuário faz em seu conforto e comodidade a aquisição, o produto é entregue diretamente em suas mãos e os serviços são executados sem que exijam grandes esforços.

Como medir resultados dentro da economia de recorrência?

 Existem formas de saber e ter controle sobre os resultados que podem ser alcançados no mercado de recorrência e para situar melhor você iremos mostrar como é possível identificá-los destacando algumas das métricas mais importantes.

  • CAC – Custo de Aquisição por Cliente: É o valor do quanto é gasto para se obter um cliente.
  • MRR – Monthly Recurring Revenue ou Receita Recorrente Mensal: é o valor referente ao que mensalmente é conquistado com o valor da recorrência.
  • LTV – Lifetime Value ou Valor do Tempo de Vida: é o valor que determina quanto é investido no período em que o usuário permanece como cliente.
  • Churn Rate – Taxa de Cancelamento: é a medida referente ao número de cancelamentos.
  • Ticket Médio: é o valor médio pago pelos clientes para o serviço.
  • NPS – Net Promoter Score: é a avaliação dos clientes quanto ao serviço demonstrando sua satisfação e o quanto é a possibilidade de que este indique a marca.

Como começar?

O primeiro passo de tudo é definir qual o produto ou serviço que irá ser vendido em sua plataforma. Atualmente existem diversos segmentos em alta, sendo eles de roupas, farmácia, suplementos, alimentos, produtos pets e conteúdos dos mais diversos.

Após definir o que será vendido, é essencial traçar uma estratégia abordando como serão oferecidos os planos e quais serão seus preços.

Para que exista uma maior personalização e esteja cada vez mais cômodo para o seu usuário, se torna importante definir como serão as formas de pagamento e entrega que mais se encaixam ao seu segmento e também para o público.

 Após definir cada detalhe resta apenas criar uma plataforma que seja de fácil acesso. Tenha todo conteúdo bem exposto e explicado, entregando uma boa experiência ao cliente, o tornando assinante, promotor e sendo fiel a marca.

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